Antropologia da Educação
EMENTA:
Antropologia da educação: significados, objetivos e relevância. Teorias antropológicas aplicadas a educação. Métodos de pesquisa em antropologia da educação. Cultura, sociedade e educação. Processos educacionais e identidades, socialização, Gênero, Etnia e Educação, equidade e a inclusão, diversidade cultural, educação intercultural: conceitos, importância diversidade cultural na educação. Políticas educacionais: equidade e igualdade, desenvolvimento sustentável, educação do futuro: transformações sociais, tecnológicas e culturais.
OBJETIVO: Este conteúdo visa promover no estudante o entendimento e a reflexão sobre a Antropologia da Educação, bem como suas contribuições para a compreensão dos processos educativos, valorizando a diversidade cultural, a equidade, a inclusão e a transformação social.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
• Compreender o significado, os objetivos e a relevância da Antropologia da Educação na compreensão dos processos educativos à luz das perspectivas antropológicas.
• Identificar as principais teorias antropológicas aplicadas à educação, suas abordagens e contribuições para a compreensão dos processos educativos, como Margaret Mead, Claude Lévi-Strauss e Pierre Bourdieu.
• Identificar os principais métodos de pesquisa em Antropologia da Educação, incluindo técnicas como observação participante, entrevistas, análise documental e estudos de caso.
• Reconhecer a intrínseca relação entre cultura, sociedade e educação, compreendendo como a cultura e os valores sociais influenciam os processos educativos.
UNIDADE II – PROCESSOS EDUCACIONAIS E IDENTIDADES
• Compreender o papel da socialização na formação das identidades individuais e coletivas.
• Analisar de forma crítica como as questões de gênero e etnia influenciam os processos educacionais, identificando os estereótipos presentes na educação, as formas de discriminação e desigualdade.
• Discernir sobre como a educação contribui para a construção das identidades individuais e coletivas.
• Aplicar estratégias educacionais efetivas que promovam a equidade e a inclusão de todos os estudantes, considerando suas diversas características, necessidades e contextos culturais.
UNIDADE III – EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
• Definir e compreender os conceitos-chaves da educação intercultural, como diversidade cultural, diálogo intercultural, respeito mútuo, valorização da pluralidade e interação entre culturas.
• Reconhecer a importância da diversidade cultural na educação, compreendendo como a valorização e a promoção da diversidade cultural contribuem para o enriquecimento do processo educativo.
• Aplicar as práticas pedagógicas que promovam a valorização e o respeito à diversidade cultural, visando criar ambientes educacionais inclusivos e que reconheçam a pluralidade cultural dos estudantes.
• Reconhecer a importância do desenvolvimento de competências interculturais na educação, compreendendo que habilidades como a capacidade de comunicação intercultural, a empatia, a flexibilidade cognitiva, a resolução de conflitos e a consciência cultural são fundamentais para a convivência em sociedades cada vez mais diversificadas.
UNIDADE IV – POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
• Entender as políticas educacionais voltadas para a promoção da equidade e igualdade de oportunidades.
• Compreender a relação entre educação e desenvolvimento sustentável, reconhecendo como a educação pode desempenhar um papel fundamental na promoção de práticas e valores sustentáveis.
• Discernir sobre o papel da educação como agente de transformação social e promotor de mudanças, compreendendo que a educação não apenas transmite conhecimentos, mas também tem o poder de influenciar atitudes, valores e comportamentos das pessoas.
• Vislumbrar e compreender os desafios e perspectivas da educação no futuro, considerando as transformações sociais, tecnológicas e culturais.