Skip to main content
🚀 Inscreva-se no Curso!
bneteste.uemp.com.br
  • Home
  • More
English ‎(en)‎
English ‎(en)‎ Português - Brasil ‎(pt_br)‎
Log in
bneteste.uemp.com.br
Home
  1. Courses
  2. Miscelânia

Miscelânia

Expand all

Atendimento

Antropologia da Educação

Antropologia da Educação

EMENTA: 
Antropologia da educação: significados, objetivos e relevância. Teorias antropológicas aplicadas a educação. Métodos de pesquisa em antropologia da educação. Cultura, sociedade e educação. Processos educacionais e identidades, socialização, Gênero, Etnia e Educação, equidade e a inclusão, diversidade cultural, educação intercultural: conceitos, importância diversidade cultural na educação. Políticas educacionais: equidade e igualdade, desenvolvimento sustentável, educação do futuro:  transformações sociais, tecnológicas e culturais.

OBJETIVO: Este conteúdo visa promover no estudante o entendimento e a reflexão sobre a Antropologia da Educação, bem como suas contribuições para a compreensão dos processos educativos, valorizando a diversidade cultural, a equidade, a inclusão e a transformação social.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
•    Compreender o significado, os objetivos e a relevância da Antropologia da Educação na compreensão dos processos educativos à luz das perspectivas antropológicas. 
•    Identificar as principais teorias antropológicas aplicadas à educação, suas abordagens e contribuições para a compreensão dos processos educativos, como Margaret Mead, Claude Lévi-Strauss e Pierre Bourdieu.
•    Identificar os principais métodos de pesquisa em Antropologia da Educação, incluindo técnicas como observação participante, entrevistas, análise documental e estudos de caso.
•    Reconhecer a intrínseca relação entre cultura, sociedade e educação, compreendendo como a cultura e os valores sociais influenciam os processos educativos.

UNIDADE II – PROCESSOS EDUCACIONAIS E IDENTIDADES
•    Compreender o papel da socialização na formação das identidades individuais e coletivas.
•    Analisar de forma crítica como as questões de gênero e etnia influenciam os processos educacionais, identificando os estereótipos presentes na educação, as formas de discriminação e desigualdade.
•    Discernir sobre como a educação contribui para a construção das identidades individuais e coletivas.
•    Aplicar estratégias educacionais efetivas que promovam a equidade e a inclusão de todos os estudantes, considerando suas diversas características, necessidades e contextos culturais.

UNIDADE III – EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
•    Definir e compreender os conceitos-chaves da educação intercultural, como diversidade cultural, diálogo intercultural, respeito mútuo, valorização da pluralidade e interação entre culturas.
•    Reconhecer a importância da diversidade cultural na educação, compreendendo como a valorização e a promoção da diversidade cultural contribuem para o enriquecimento do processo educativo.
•    Aplicar as práticas pedagógicas que promovam a valorização e o respeito à diversidade cultural, visando criar ambientes educacionais inclusivos e que reconheçam a pluralidade cultural dos estudantes.
•    Reconhecer a importância do desenvolvimento de competências interculturais na educação, compreendendo que habilidades como a capacidade de comunicação intercultural, a empatia, a flexibilidade cognitiva, a resolução de conflitos e a consciência cultural são fundamentais para a convivência em sociedades cada vez mais diversificadas.

UNIDADE IV – POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
•    Entender as políticas educacionais voltadas para a promoção da equidade e igualdade de oportunidades.
•    Compreender a relação entre educação e desenvolvimento sustentável, reconhecendo como a educação pode desempenhar um papel fundamental na promoção de práticas e valores sustentáveis.
•    Discernir sobre o papel da educação como agente de transformação social e promotor de mudanças, compreendendo que a educação não apenas transmite conhecimentos, mas também tem o poder de influenciar atitudes, valores e comportamentos das pessoas.
•    Vislumbrar e compreender os desafios e perspectivas da educação no futuro, considerando as transformações sociais, tecnológicas e culturais.

Go to the course

Trilha Usando um Plugin copiar 1

Trilha Usando um Plugin

Trilha teste Mih

Trilha teste Mih

Trilha teste Mih 

Go to the course

Trilha de Teste de Criar Trilhas

Trilha de Teste de Criar Trilhas

Trilha de Teste de Criar Trilhas

Go to the course

Curso CGD

Curso CGD

https://iframe.mediadelivery.net/embed/7076/22970d82-7424-491a-b1de-1e6f42f30f74?autoplay=false&preload=false

Go to the course

Campus de Trema

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliquam. Pois, para ir direto ao ponto, quem faria qualquer tipo de trabalho senão para obter algum benefício dele?

Contate-nos

  •  Perguntas frequentes
  •  Cartório do Registro Civil
  •  Apoio ao estudante
  •  999-555-1212
  •  Segunda a sexta das 8h às 16h

Mantenha contato

  •  Inscreva-se na nossa newsletter
  •  Facebook
  •  Twitter
  •  LinkedIn
  •  YouTube
You are not logged in. (Log in)
Data retention summary
Get the mobile app
Powered by Moodle
©Theme Trema